sábado, 11 de fevereiro de 2012

País precisa garantir que alunos concluam educação básica

O Globo, 09/02/2012 - Rio de Janeiro RJ
País precisa garantir que alunos concluam educação básica
Para especialistas, é preciso ir além da universalização do acesso à escola
RIO - As 3.853.317 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora das salas de aula e deixam o Brasil ainda longe de cumprir a meta estabelecida pelo movimento Todos Pela Educação — 98% ou mais dessa faixa etária devem estar matriculados e frequentando a escola até 2022 — são um “número assustador e que mostra que é irresponsabilidade dizer que o país universalizou a educação.”, diz Priscila Cruz, presidente do Todos pela Educação: — É inadmissível, são quase quatro milhões de pessoas que têm seu direito de aprender negado. De acordo com o relatório De Olho nas Metas, em 2010, a taxa de atendimento no país foi de 91,5%, na faixa de 4 a 17 anos, quando a meta era de 93,4%. Para especialistas, esses números não mostram apenas as crianças e jovens que não vão à escola, mas evidenciam que o país precisa ter uma política pública não só para garantir o acesso à educação, mas também para manter o aluno na escola, garantir que conclua a educação básica e tenha educação de qualidade.

O atendimento à pré-escola, com crianças de 4 a 5 anos matriculadas, é recente. O governo começou a se comprometer com essa faixa etária, as taxas de atendimento vêm crescendo e a tendência é que aumentem. Claro que gostaríamos que todas as crianças estivessem já na pré-escola. Mas, mesmo as que não estão, em algum momento irão frequentar o ensino fundamental. No entanto, não basta oferecer acesso. A questão é como melhorar
a qualidade e o fluxo escolar. No ritmo em que vamos, dificilmente chegaremos em 2022 com 98% das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos na escola. Embora avance, a taxa de conclusão cresce timidamente — diz Tufi Soares, coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): — O país ainda precisa definir, por exemplo, quais os critérios de reprovação e como acompanhar os alunos que são reprovados. A reprovação produz atraso escolar e atraso no aprendizado. E o Brasil reprova por reprovar, o que contribui, assim como a defasagem idade-série, para que abandonem a escola. O relatório apontou ainda que dos quase 4 milhões que não estão nas salas de aula, 1.156.846 são crianças de 4 a 5 anos. Quando o assunto são jovens de 15 a 17, o número é ainda maior: 1.728.015.

O Brasil praticamente universalizou a educação para a faixa de 8 a 12 anos, temos 98,5% de atendimento. A conclusão é que não está universalizada. Desses quase 4 milhões que hoje não frequentam a escola, 1.200 milhão, que hoje têm entre 4 e 5 anos, vai entrar. A gente quer que eles entrem antes, na pré-escola, mas eles irão. O problema é quem entra e sai da escola, os alunos que largam os ensinos fundamental e o médio — diz Ruben Klein, especialista em avaliação educacional. — Criar uma escola de qualidade é o que vai impactar a educação no Brasil. Estimular as crianças, ter projeto pedagógico e políticas públicas que melhorem a
qualidade do ensino. — Crianças e adolescentes não ficam na escola porque ela é muito ruim. Se você perguntar para os menores por que eles vão, vai ouvir que é por causa das outras crianças. Então, quando crescem e descobrem que já não precisam da escola para amizades, elas largam. Antigamente, os alunos ficavam por conta da cultura autoritária das famílias — diz Vitor Paro, professor da USP e autor do livro “Crítica da estrutura da escola”. - O Brasil não tem objetivo na educação. Não tem meta para melhorar a qualidade, para dar condições de trabalho, para reorganizar o que é ensino e a maneira como é ensinada. Já seria triste termos 30 crianças fora da escola, porque elas não têm acesso à cultura e têm um direito negado. Sendo quase quatro milhões...

Desafio é oferecer qualidade e não só acesso - Francisco Soares, professor da UFMG, diz que é necessário ainda que o ensino médio seja repensado para que mais estudantes permaneçam na escola: — Eles vão para o primeiro ano e se perguntam o que as disciplinas têm a ver com a vida deles. Oferecemos aulas para quem quer fazer vestibular, é só para esse perfil. Mas nem só quem vai para universidade precisa de educação. Criar esse debate é importante. Não é só dizer que vai oferecer ensino profissionalizante com o médio, porque isso faz com que um aluno tenha até 22 disciplinas. Para manter os jovens na escola, é hora de colocar em pauta que nem todos querem fazer a mesma coisa.

Atividade de "Avaliação em Educação"

Atividade de "Avaliação em Educação" pra esta proxima segunda (13) está aqui:

 Trazer por escrito: Comparação do programa da disciplina com três sumários dos livros ou artigos pesquisados.
Links para download:

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Resumo da Aula Música e Educação - Mirian Câncio

A pergunta inicial: O que a musica pode fazer?

Para esta resposta a Professora Mirian Câncio (Professora de LIBRAS) trouxe um filme que resumiria toda esta pergunda dando-nos uma resposta.

O filme Intitulado de "Um Canto de Esperança" Paradise Road , Uma história comovente em fatos reais, que teve como roteiro depoimentos de sobreviventes da Segunda guerra Mundial.
Um extraordinário grupo de Mulheres tronsformou simples conções em sinfonia de paz. mantidas como prisioneiras pelos Japoneses num campo de concentração no interior de Sumatra, mulheres diferentes entre si, falando línguas distintas e de habitos peculiares se unem para formar um coral muito especial: estas vozes juntas vão conseguir o que ninguem na guerra conseguiu - dar valor à Vida.
Uma história sobre coragem, triunfo, amizade e força estrelando GLENN CLOSE, a vencedora do Oscar FRANCIS McDORMANDO e a ganhadora do Emmy JULIANNA MARGULIES.
Simplesmente Emocionante!



ATIVIDADE DA PROXIMA SEMANA: Fazer um instrumento (Chocalho ou um tambor) manual e facil locomoção e trazer para a Escola de Música, usando toda criatividade que um(a) Pedagogo(a) sabe usar. 

Acesse o Blog!!!

Saiba as Atividade de cada Professor do curso de Pedagogia da FADBA do 3º Período está passando!!!
Acompanhe pelo Blog Olharpedagogicofadba.Blogspot.com