sábado, 18 de fevereiro de 2012

DISPONÍVEL A LISTA DE BOLSISTA 2012.1!!!

Segue abaixo a lista dos bolsista da FADBA 2012.1 e seu nome pode estar nesta lista.
Olhe e confira!!!

ENSINO BÁSICO BOLSAS 2012
 ENSINO SUPERIOR

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Vídeo do Pink Floyd completo, agora já pode assistir aqui mesmo!!!



Para quem não teve a oportunidade de Assistir o Vídeo do Pink Floyd completo, agora já pode assistir aqui mesmo:

Essa música é muito clássica embora tenha causado muita polêmica... Pink Floyd forever



Ensino técnico a distância vai abrir mais 150 mil vagas este ano

UOL Educação, 16/02/2012 
Ensino técnico a distância vai abrir mais 150 mil vagas este ano 
Da Agência Brasil, em Brasília


Os cursos técnicos de nível médio contarão, este ano, com o reforço de 150 mil vagas que serão abertas na modalidade de ensino a distância pela Rede e-Tec Brasil. A rede funciona em regime de cooperação entre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), os estados e municípios com base em uma plataforma virtual de ensino e aprendizagem. Também serão ofertados cursos de idiomas com o objetivo de qualificar profissionais para os megaeventos esportivos que o país vai promover nos próximos anos, principalmente a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com coordernador-geral de Fortalecimento das Redes de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Camilo Pedra, a educação a distância permite que o aluno se programe para estudar no momento e pelo tempo que ele quiser, devido à flexibilidade de horários. 

Em 2011, a expectativa era atender a 50 mil estudantes, porém, mais  de 75 mil se matricularam nos cursos técnicos oferecidos pela Rede e-Tech. Dos 48 cursos disponíveis, os mais procurados foram os de informática, administração e segurança do trabalho. No total, 33 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica, as escolas técnicas ligadas às universidades federais do Rio Grande do Norte, de Santa Maria (RS) e Rural de Pernambuco e nove instituições públicas estaduais oferecerão os cursos a distância.

A normalização da falta de ética na educação


Escrito por Hildelano Delanusse Theodoro   
Qui, 16 de Fevereiro de 2012 00:00
Apesar de ser muito discutida e pretensamente entendida, a palavra ética tem um contorno muito vinculado com a formação do caráter humano, principalmente quando considerada sob a ótica clássica de sua definição aristotélica. E mesmo com inúmeras outras possíveis definições, a anteriormente aqui colocada serve como mote para uma discussão urgente dentro das Instituições de Ensino Superior (IES): o aumento assustador da falta de ética profissional docente.

Este tema aqui se refere não somente ao baixo nível das discussões que ocorrem em salas de aula, com o favorecimento explícito ao aluno-cliente frente ao posicionamento autônomo dos professores, como, principalmente, ao fato de que uma grande parte dos docentes hoje em dia sequer ser formada nas áreas em que lecionam ou terem qualquer tipo de experiência comprovada e qualificada para tanto. E se levarmos em conta as orientações contidas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), instituída por portaria ministerial em outubro de 2002 – tendo por finalidade a identificação de ocupações no mercado de trabalho – o tamanho da desfeita se torna ainda maior.
Atualmente, o número de professores sem graduação/pós/experiência em determinas áreas, principalmente de humanas, para poder lecionar disciplinas vinculadas à ética profissional ou movimentos sociais, por exemplo, é assustador e se torna cada vez mais comum dentro das IES. Afinal, a pergunta que se deve fazer não deveria ser tanto o quê é necessário para uma postura ética e sim quais as qualificações para o exercício de atividades de ensino superior vinculadas ao tema. De outra forma, continuaremos a formar o que se vê diariamente dentro das salas de aulas dos mais variados cursos, que é um conjunto de aliança entre o aluno que quer apenas se formar o quanto antes e de qualquer forma (mesmo que para tanto tenha de se utilizar de mecanismos escusos) e o pseudo-docente que, mesmo sem ter a formação adequada, deseja mesmo é receber pela carga horária referida e, ao mesmo tempo, indevida (uma vez que poderia, teoricamente, aprender a repetir sobre os conceitos éticos em qualquer livro).
Mas o verdadeiro problema, talvez, não se esconde simplesmente nessa relação utilitarista e distante da formação do caráter do princípio ético, tão necessário nesse país que favorece o jogo das aparências sociais e onde os currículos muitas vezes não são comprovados nem demonstrados na prática cotidiana das instituições. O fato é, assim, como estas podem melhorar a si mesmas a partir de um posicionamento mais claro e crítico de seus interesses e objetivos de atuação dentro de um “mercado” educacional que se encontra em processo de crise: por um lado tem de buscar novos alunos e, por outro, deve tentar buscar excelência.
O único porém que se pode identificar claramente é que ética, assim como a excelência, estão intrinsecamente vinculadas ao estado de ser bom e correto no mais alto nível, no ensinamento pelo exemplo. O que se percebe, ao mesmo tempo, que isto talvez seja tudo o que nos falta, pois só pode nos ensinar sobre ética (assim como sobre qualquer disciplina), aquele que sobre tal pensou, estudou e agiu, sendo isto o reconhecimento do mérito. Normalizar sobre o desvio no ensino superior pode nos levar a caminhos ainda mais tortuosos e, possivelmente, sem volta.

Prof. MSc. Hildelano Delanusse Theodoro
Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Engenharia/UFMG)
Pós-Graduando em MBA Gestão de Projetos (Cândido Mendes/WPos)
Docente de “Ética Profissional”; mestrado e MBA.

FAÇA DOWNLOAD DOS ARQUIVOS DA ÚLTIMA AULA DE FTMEIN - DANIELA REIS

Abaixo estão os links para download dos arquivos de Daniel Reis, Lembrando que o texto EDUCARE EDUCERE é para leitura obrigatória para a próxima aula.

Click e boa Leitura!!!

Resumo da Aula de Organização e Estrutura da Educação Básica

A professora Rosângelis iniciou a aula do dia 16/02 buscando uma visão ampla sobre "Pra que serve a Escola".
Para introduzir o tema de forma mais ampla, o grupo assistiu um vídeo documentário com o título: "A escola serve para que"

Click e assista:


Com este tema a turma teceu vários comentários e formulou um momento de Debate muito enriquecedor produzindo um trabalho escrito de ideias e propostas pra  que serve a escola:


-Serve para promover a formação de pensadores críticos, para proporcionar conhecimento, para educar a emoção. Expandindo dessa forma os horizontes da inteligência e proporcionando uma grande melhoria na qualidade de vida nos aspectos físicos, intelectual, emocional, espiritual e social.






Acadêmicos: Francieli, Olívia, Cintia, Dayse e Cristiane Leal

- A escola é o local de tirar dúvidas, cresce no intelecto e socialização; A escola serve para ler e escrever; Serve para provocar a aprendizagem dos alunos, quando o professor reconhece que o aluno também contribui para a sua própria aprendizagem. A escola é um ambiente onde se forma cidadãos dignos e que pratiquem o exercício da cidadania de forma consciente, conhecendo seus direitos e deveres para a sociedade.Visa o crescimento intelectual do aluno e contribui para a aquisição de novos conhecimentos e valores. Dar oportunidades para todos de participar dos mais altos níveis de economia do conhecimento.

Acadêmicos: Mirian Souza, Elâine Nunes, Elayne Dias, Tâmara, Maira Reis, Ayleen, Jeovânia.

-A escola é o lugar fundamental para a preparação do individuo na integração e socialização e aprendizagem. É na escola que a criança aprende a conviver com diferenças e também respeita-las. A família e a escola devem ter uma parceria pois é muito importante que haja essa união, se a família vai bem a escola também. É importante que o professor se dedique a sua profissão, re incentivando os alunos a aprender.

Acadêmicos: Rosemary Sales, Cristiane Cerqueira, Bruna Lomba, Sileide Falcão, Mª Cristina, Eliane de Jesus, Luzineide Carvalho.

-A escola tem caráter inteiramente educativo, não de moldar caráter apenas; Serve para construir padrões morais e dependendo da instituição que faz parte padrões religiosos nas pessoas; Conhecer dreitos e deveres do cidadão; A escola serve para formar futuros profissionais para a sociedade e ela contém uma responsabilidade com essa formação; A escola é um lugar acolhedor: mediar os problemas entre famílias e sociedade dentro da escola.
 
Acadêmicos: Cristiano, Mary anne, Daiane, Karine, Daniel Jr e Erisvânda.





ATIVIDADE DA PRÓXIMA SEMANA:



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

NOVA AULA DE FTMEIN - DANIELA REIS

Para quem chegou depois do tempo da primeira aula, ainda poderá se atualizar das coisas que foram apresentadas em sala, pois estarão disponibilizadas aqui nos liks abaixo:

ATIVIDADE PROGRAMADA 1

Em anexo seguem os arquivos referentes a primeira atividade programada


AULA 1

Em anexo seguem os arquivos trabalhados na primeira aula.





SALMAN KHAN - O MELHOR PROFESSOR DO MUNDO

Trata-se de artigo sobre um destes gênios do nosso tempo, um americano de origem indiana, chamado Salman Khan, que aos 34 anos de idade é formado em matemática, ciência da computação e engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).
A grande proeza deste professor é que ele resolveu estudar e dar aulas sobre os mais diversos assuntos, da forma menos complicada possível, e publicá-las em forma de vídeos no Youtube.
Quem é fã de carteirinha dele é nada mais nada menos que Bill Gates, gênio fundador da Microsoft, que afirmou ter inveja da forma genial como ele ensina, e resolveu bancá-lo financeiramente, dando-lhe inclusive uma ajuda inicial de 1, 5 milhões de dólares.
Mas, o melhor da notícia vem agora: 1) as milhares de aulas que ele produz (em inglês), sobre matemática, química, biologia, história, astronomia, etc. estão disponíveis gratuitamente no Youtube, através do site: www.khanacademy.org; 2) A Fundação Lemann, do Brasil, fez uma parceria com a Intel e está traduzindo estas aulas para o português, e desde o último sábado (28/01) estão sendo disponibilizadas no endereço: www.fundacaolemann.org.br.
Tive a oportunidade de assistir a algumas destas aulas e, sobretudo para nós que temos filhos em idade escolar, estes sites são um grande achado, além de ser fonte de inspiração para todos nós adultos, especialmente para os professores de todo mundo.
Também encontrei a matéria da Veja, em um blog, porém está incompleta - sem aqueles quadros adicionais que a Veja costuma trazer, e que contém informações importantes - como, por exemplo, os princípios que ele toma como base para facilitar o aprendizado: CLIQUE AQUI. A meu ver, para professores o texto integral é de leitura obrigatória.
Por fim, quero dizer para os professores que ainda não têm muita familiaridade com o “bicho computador” e com a internet, o seguinte: produzir videoaulas e publicá-las gratuitamente no Youtube, por exemplo, é uma tarefa extremamente fácil e barata. Só precisa de 1microcomputador c/ microfone e webcam + 1 software de edição de videoaulas (existem dezenas deles gratuitos ou a preços bem acessíveis na rede).
Lá vai uma dica: Entrem no www.baixaki.com.br e no campo busca digitem “Camtasia”. Além do Camtasia, que é o software top de linha em matéria de criação e edição de vídeos, vão aparecer dezenas de outros, a maioria deles gratuitos ou bem acessíveis.
No próprio Youtube você encontra aulas gratuitas em português sobre como adquirir, instalar e produzir e publicar suas aulas. Basta procurar, por exemplo, “como produzir aulas com o Camtasia”.
Já existem milhares de professores que estão ganhando fama e dinheiro seguindo este caminho: produzindo aulas de qualidade e fazendo seu marketing pessoal, via publicação na Internet. Uma excelente vitrine, sem contar com os benefícios sociais desta iniciativa.
Imaginem só se cada professor brasileiro resolver produzir pelo menos algumas aulas e divulgá-las na internet. Imaginem a revolução (do bem) que esta atitude provocaria na educação do nosso país!

Fonte: http://blogdoalexandremarinho.blogspot.com/2012/01/ salman-khan-o-melhor-professor-do-mundo.html

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Resumo da Aula de Avaliação em Educação

A aula do dia 13, foi apresentada com uma apresentação de slides com o tema: "Avaliar: O que é isso em educação?" que tinha como objetivo apresentar os conceitos básicos da avaliação.
A turma foi dividida em trios para o debate dos três tópicos principais de discussão:
  • Avaliação: o que issso lhe lembra?
  • Em que situações da vida somo avaliados?
  • Quais as nossa dificuldades no momento de avaliar?




Com estes tópicos a turma compôs um grande debate contrutivo sobre o tema e atribuiram algumas  definições, tais como:

  • Avalio para aperfeiçoar minha prática, melhorar a minha atidute;
  • Avaliar depende sempre do objetivo;
  • Avaliaçõa é um Instrumento para conhecer, compreender, aperfeiçoar e orientar as ações.
foi apresentado tambem os quatro elemenos da avaliação que são:

Avaliador - avaliado - Objeto da avaliação - Resultado da Ação.


Para fechar o tema a Professora Selena Rivas Apresentou a Base racional de TYLES que será definido como tema de Prova.



ATIVIDADE PARA DIA 27/02:



Texto complementar da disciplina de Avaliação em Educação

Para quem não pegou o último texto da Professora Selena - Avaliação em Educação -  Está disponível aqui para Download. Só ressaltando a leitura deve ser prévia para debates em sala de Aula.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA AVALIAÇÃO

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Atividades Práticas Profissionais (APP)

 Futura Jr.


O projeto Futura Jr. estará em efetivo desenvolvimento a partir deste semestre. Os estudantes inseridos nas atividades do projeto terão a oportunidade de vivenciar questões de ordem prática que se relacionam com a inserção do pedagogo no mercado de trabalho. Para tanto, participarão de grupo de estudos, realização diagnósticos escolares e identificarão necessidades formativas nos gestores e docentes que já desenvolvem suas atividades profissionais nas unidades escolares públicas e privadas. Seguramente, este será um percurso exitoso e agregador a formação acadêmica e profissional dos participantes.


Responsável pelo projeto - profa. Daniela Reis.


LEEI

Laboratório de Educação e Estudos Interdisciplinares (LEEI) se constitui num espaço de natureza interdisciplinar e transversal, vinculado à pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para um processo educativo qualitativo, oportunizando a compreensão e intervenção da realidade, contribuindo desse modo para a formação de um profissional atento às demandas sociais, econômicas, políticas e religiosas

O trabalho do LEEI está estruturado em quatro núcleos:
 
  • Projetos – ações educativas vinculadas aos processos de ensino e aprendizagem, sendo desenvolvido por professores e estudantes em parceria com o entorno da FADBA
  • Acervo – disponibilização de livros didáticos e de literatura infantil, revistas de educação e materiais educacionais de diferente natureza.
  • Produção de material de apoio à prática docente - resultado do trabalho pedagógico realizado em sala de aula por alunos e professores para fins de estágio curricular e de projetos realizados.
  • Orientações didáticas – produção de textos e coletâneas a partir de temáticas do cotidiano escolar elaborados por alunos e professores como forma de sistematização do conhecimento e divulgação do mesmo.
Responsável pelo projeto - prof. Esmeraldo Sobrinho.
Brinquedoteca
A brinquedoteca é um espaço pedagógico destinado ao brincar, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, autonomia, aprendizagem de conceitos, criatividade e equilíbrio entre a razão e a emoção. Quanto aos aspectos socias garante o acesso ao brincar independente da classe social. Este espaço é destinado ao aprendizado de valores, como respeito e cooperação, fundamentais para que a criança se relacione com o outro.
Responsável pelo projeto - profa. Rosângelis Lima.
Humanizando e Intervindo Pedagogicamente
O projeto Humanizando e Intervindo Pedagogicamente desenvolveu-se na Clínica das Faculdades Adventistas da Bahia, no qual realizaram-se atividades de natureza pedagógica com crianças portadoras de necessidades especiais, buscando desenvolver intervenções que proporcionassem o desenvolvimento integral destas crianças partindo do pressuposto que este deve ser um ato de amor, acolhimento, cuidado e  educação.

Responsável pelo projeto - profa. Bárbara Vette
EJA
O Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, Adote um aluno da EJA, tem a proposta de desenvolver um programa de alfabetização para jovens e adultos que não tiveram acesso à escolarização, na idade própria.
Responsável pelo projeto - profa. Denise Tosta


Corrente de Oração pela saúde da colega!!!

A acadêmica do 3º período de Pedagogia Lays Mykaely  está com um problema de visão que poderá comprometer a mesma, e pede a colaboração de todos irmãos e amigos Para orarem por ela pra Deus operar um MILAGRE de restauração. 
atualmente está em São Paulo fazendo um tratamento que durará 40 dias e durante este período suas pupilas estarão dilatadas e não poderá continuar estudando.

-não consigo ler mais nada. só vou saber depois q terminar o tratamento
pois a minha pupila esta dilatada a quase um mes...
então amigo só peço a todos da FAENE q orem por mim!!! para q DEUS me d forças para vencer. e voltar logo p facdade....

Comentário feito pela rede social Facebook com um amigo.

Toda oração destinada a ela não será demais pra que isso aconteça por isso faça o que puder e lembre-se de orar por ela:



Brasileiro deve gastar R$ 62,8 bilhões com educação em 2012, diz estudo


> Portal G1, 07/02/2012 
Brasileiro deve gastar R$ 62,8 bilhões com educação em 2012, diz estudo 
Valor representa alta de 7,53% sobre os gastos de 2010, de R$ 58,4 bilhões. Participação da classe média nos gastos totais com educação sobe 
Do G1, em São Paulo
Brasileiros deverão gastar R$ 62,8 bilhões neste ano com educação, valor 7,53% maior (já descontada a inflação) que o registrado há dois anos, aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira (7) pelo instituto Data Popular. Em 2010, os gastos foram de R$ 58,4 bilhões. Segundo o instituto, a pesquisa não foi realizada para o ano de 2011. De acordo com a pesquisa, quanto maior a renda, mais se gasta proporcionalmente com matrículas e mensalidades do que com livros e material escolar.Neste ano, o estudo aponta que os gastos com educação nas classes AB serão de R$ 32,4 bilhões, sendo 85,19% com matrículas e mensalidade e 14,81% com livros e material escolar. Nas classes DE, por exemplo, os gastos caem para R$ 2,3 bilhões, sendo 52,17% com mensalidade e matrículas e 47,83% com livros e material escolar. Na classe C, o valor estimado é de R$ 28,1 bilhões, com participações de 76,16% e 23,84%, respectivamente. A pesquisa aponta, ainda, queenquanto aumenta a participação da nova classe média brasileira nos gastos totais com educação, a contribuição da alta renda recua. A participação da nova classe média no total de gastos dos brasileiros com educação deverá saltar de 38,9% em 2010 para 44,7% neste ano, estima o instituto. De acordo com a pesquisa, a alta renda será o grupo social que mais perderá participação, que era de 57,7% em 2010 e será de 51,6% neste ano.