segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Reajuste de mensalidades escolares pode chegar a 15% na região



DO G1 ITAPETININGA E REGIÃO - G1 GLOBO.COM - 02/12/2012 - RIO DE JANEIRO, RJ
O ano letivo 2012 ainda não acabou, mas o reajuste no valor da mensalidade já começou a ser definido. Um levantamento da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) aponta que o reajuste das mensalidades terão altas de até 15%, porcentagem maior que a inflação do país que gira em torno de 6%.
De acordo com o diretor do Procon de Itapetininga (SP), Juvenal Larotonda, na região o aumento poderá varia entre 8% e 15%. Uma das recomendações é fazer a antecipação da matrícula, o que garante descontos.
Foi o que fez a empresária Cristine Abrão Morelli. Com três filhos matriculados em unidades particulares da cidade, ela afirma que garantir a matrícula para 2013 com antecedência é vantajoso. “Os descontos são progressivos. Quanto mais tempo você demora em fazer a matricula, no meu caso, a rematrícula, são menores dos descontos e as facilidades de pagamento”, comenta.
Segundo a empresária, a antecipação é planejada pensando em outras despesas com a educação dos filhos. “A gente tem que pensar que quando começar o próximo ano, não teremos só os gastos com a matrícula. Tem material escolar, tem a volta às aulas. Tudo isso sem falar que em janeiro teremos diversas contas que chegam. Fazendo a antecipação, a gente consegue se programar melhor”, afirma.
Em uma unidade escolar particular de Itapetininga, o reajuste nas mensalidades dos 140 alunos de ensinos fundamental e médio será de 9, 72%. De acordo com o coordenador pedagógico da escola, Antônio Carlos Vieira Soares, o valor corresponde às despesas. “O valor é readequado para fazer a recomposição de custos, em função da elevação de taxas de água, luz e telefone da escola. Também é para cobrir novos investimentos que são feitos no colégio”, diz.
Soares afirma que as famílias que fizerem a antecipação têm desconto garantido. “Aqueles que anteciparem a renovação sempre levam vantagem. Para eles, o reajuste é sempre menor”, ressalta.
Orientação
O diretor do Procon de Itapetininga recomenda que os pais ficam atentos ao assinar o contrato de matrícula. A principal recomendação é que os responsáveis leiam o documento. “O ideal é ler atentamente porque pode haver cláusulas embutidas. É preciso saber o que o valor pago pela mensalidade cobre. Se nesse valor estão incluídos itens como materiais e livros didáticos, por exemplo”, destaca.