segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Estão abertas as inscrições para o Sisu 2013 – Faça já a sua!


Estão abertas as inscrições para o Sisu 2013 – Faça já a sua!

Em Sisu 2013 | 
Conforme anunciado anteriormente pelo Ministério da Educação (MEC), a partir desta segunda-feira (7) estão abertas as inscrições par Sisu 2013, para fazer sua inscrição no Sisu 2013 o interessado deverá acessar o site sisu.mec.gov.br, o prazo para as inscrições termina dia 11 deste mês. Saiba quem pode se inscrever no Sisu e qual é a diferença entre o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni) entre outras dúvidas.
Abertas inscrições SIsu 2013/1

Quem pode se inscrever no Sisu 2013?

Qualquer pessoa que tenha feito o Enem 2012 poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada 2013, diferentemente do Prouni que exige que o candidato preencha alguns critérios socioeconômicos, como por exemplo ter estudado em escola pública, no Sisu não existe esse tipo de regra. Também diferentemente do Prouni 2013, que exige uma nota mínima de 450 pontos, o Sisu não exige uma nota mínima para a inscrição, basta que o candidato não tenha zerado a prova de redação. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet no endereço sisu.mec.gov.br, o cronograma do programa, com a data dos resultados e chamadas, está no mesmo endereço e dever ser consultado posteriormente para o candidato saber se conseguiu a vaga.

Qual a diferença entre Sisu e Prouni?

A principal diferença é que o Sisu seleciona estudantes para vagas em universidades federais e o Prouni seleciona estudantes para bolsas de estudo em faculdades particulares. Enquanto todas as vagas do Sisu são gratuitas, as bolsas do Prouni podem ser gratuitas (bolsas de 100%), ou podem ser parciais (bolsas de 50%), onde o estudante paga somente metade do curso.

Posso me inscrever nos dois, Sisu 2013 e Prouni 2013?

Sim, o interessado poderá fazer sua inscrição tanto no Sisu 2013 como no Prouni 2013, aumentando as suas chances de conseguir uma vaga em um curso superior. Evidentemente, para isso o candidato precisa se encaixar nos critérios estabelecidos pelo Prouni 2013, como os critérios socioeconômicos e a pontuação mínima na nota média geral das provas do Enem 2012 de 450 pontos. Caso consiga um vaga no Sisu e uma bolsa no Prouni deverá optar por somente uma das duas, pois é proibido cursar nas duas vagas obtidas concomitantemente.

Já tenho um curso superior, posso me inscrever no Sisu?

Sim, diferentemente do Prouni, que só consegue vaga que não tem nenhum curso superior, no Sisu o candidato pode conseguir uma vaga mesmo que já tenha algum curso superior.

O Sisu oferece sistema de cotas? Como funciona?

Sim, a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) determina que universidades federais terão vagas reservadas a candidatos oriundos de escolas públicas. Pode existir também um sistema de cotas próprio de cada universidade. Assim, no momento da inscrição o candidato deverá selecionar se pretende entrar pela ampla concorrência, pela Lei de Cotas ou pelas políticas afirmativas da própria universidade. O candidato que optar por uma dessas opções, estará concorrendo somente com os outros alunos que também optaram por essa opção.

É mais fácil conseguir uma bolsa no Prouni ou uma vaga no Sisu?

Não é possível afirmar, mas é bastante provável que seja mais fácil conseguir uma bolsa pelo Prouni do que pelo Sisu, geralmente as notas de corte são mais baixas no Prouni talvez pelo fato de que a população dê mais preferência as universidades públicas em detrimento das faculdades particulares, assim a concorrência aumenta no Sisu e diminui no Prouni.

Qual é uma boa nota pra passar no Sisu 2013?

Não há regra, mas na maioria dos curso é possível conseguir uma vaga entre 600 a 700 pontos, um curso concorrido como medicina exige cerca de 800 pontos, em alguns cursos menos concorridos pode ser possível conseguir uma vaga com menos de 600 pontos. Aqui você pode ver as notas de cortes do Sisu 2012 com base nos resultados do Enem.
No site do Sisu os candidatos podem tirar dúvidas, consultar ocronograma ou entrar em contato com o Sisu. Também é possívelconsultar as vagas oferecidas nos diversos campus de universidades federais de cada estado