quinta-feira, 21 de março de 2013



TURMA CONFIRMADA

Ações para evitar a evasão

A evasão é um dos maiores problemas da educação brasileira. O prejuízo financeiro de instituições públicas e privadas por causa da evasão é algo inconcebível para um sistema que apresenta sinais claros de expansão do número de matrículas. Por que perdemos tantos alunos?
A evasão, sob a ótica da gestão de uma IES, pode ser medida também pela soma de alunos que se transferiram para outras instituições concorrentes. Como evitar a transferência de alunos para outras instituições? Como evitar o cancelamento de matrículas ou o simples abandono do curso?
No ensino superior ainda não se desenvolveu uma cultura voltada para evitar a evasão. O que temos são propostas para calcular a evasão que já ocorreu, ou seja, fato consumado.
Esse Curso propõe medidas para transformar a gestão retroativa, a que calcula quantos alunos saíram, em uma gestão proativa, a que indica previamente os grupos de alunos que apresentam características e comportamentos próprios de alunos que evadem e, por essa razão, devem ser assistidos antes que o fato (a evasão) ocorra. Serve também para desmistificar velhas crenças, como a de que a questão financeira é a única razão para a evasão de alunos, mas principalmente, serve para que os participantes possam conhecer e desenvolver ações objetivas, palpáveis, voltadas para evitar a evasão e que possam ser implantadas em suas respectivas instituições de ensino superior.
O Curso indicará também um modelo para implantar a gestão da permanência de alunos em IES.

OBJETIVO
Aprofundamentos sobre como pensar e implantar ações proativas, voltadas para evitar a evasão em IES; como melhorar a qualidade dos serviços prestados aos acadêmicos, e; como desenvolver na IES a cultura do relacionamento com os discentes.

PÚBLICO-ALVO
Presidentes / Diretores de Mantenedoras; Reitores; Pró-Reitores; Diretores; Gerentes; Coordenadores e demais profissionais que atuam diretamente na gestão de instituições de ensino superior.

DATA
O curso será realizado no dia 26 de março de 2013

Carga horária
8 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Primeira atividade: Exposição e debates quanto aos fundamentos necessários para a implantação da gestão da permanência em uma IES. (8 às 12 horas).
Evasão e gestão da permanência: Diferenças e implicações nos resultados das IES. As principais causas da evasão. Interferindo no fenômeno da evasão em uma IES.
Aspectos fundamentais da gestão da permanência: conceitos chave; estrutura organizacional; limitações da curva de influência; o que funciona e o que é mito; os maiores desafios; a constituição de uma equipe e os processos de sensibilização necessários para iniciar o trabalho; ações para buscar a integração com, a gestão financeira, o marketing, a secretaria acadêmica, a CPA, as coordenações de cursos e os NDEs, os sistemas de informações acadêmicas, o setor de estágios, o núcleo pedagógico, a pesquisa e a extensão, dentre outras unidades de gestão. A equação de valor para os gestores de serviços educacionais e a cultura organizacional apropriada para a permanência de alunos.
Segunda atividade: Orientações para a elaboração / desenvolvimento de um projeto para a implantação da gestão da permanência na IES. (14 às 18 horas).
Onze ações institucionais voltadas para evitar a evasão. Quatro dimensões para o desenvolvimento de indicadores concretos para a gestão da permanência. A gestão proativa por meio dos níveis e dos indicadores de risco à permanência (agindo antes que a evasão ocorra). Oito ações objetivas para o acompanhamento dos novos estudantes ao longo do primeiro ano de estudos. Cinco pressupostos para iniciar a gestão da permanência, considerando a realidade das IES brasileiras.
Gestão da permanência passo a passo: o diagnóstico da evasão e a elaboração de planos de desempenho por meio de ciclos de retenção.
Debates sobre as propostas elaboradas / apresentadas.

PROFESSOR

 
Wille Muriel: Diretor da Carta Consulta. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Inovação e Competitividade em IES do MBA Administração Acadêmica e Universitária. Assessor para a retenção de alunos em organizações educacionais. Professor do Programa para Capacitação de Coordenadores de Curso; Professor em cursos de pós-graduação e capacitação corporativa para Reitores, Diretores Acadêmicos e Administrativos Universitários, Coordenadores de Curso, Docentes e colaboradores de Instituições de Ensino Superior.

LOCAL DE REALIZAÇÃO
O curso será realizado em Belo Horizonte/MG, no salão de eventos do hotel San Diego Suites, localizado na Avenida Álvares Cabral, 1.181, Lourdes, telefone (31) 3339-3000.

INVESTIMENTO
O Investimento para este curso é de R$ 1.854,00 (um mil, oitocentos e cinquenta e quatro reais).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
As reservas de hospedagem deverão ser feitas diretamente com o hotel pela central de reservas (0800 607 2011 | (31) 3524-5599 | 4007-1802). Mais informações sobre o Hotel poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.hoteisarco.com.br/pt/ht_sandiego_bh.php
No valor da inscrição estão incluídos: material, coffee break e certificado. Não estão incluídas despesas com transporte, hospedagem, e outras, que correm à conta do participante.
A Carta Consulta reserva-se o direito de encerrar as inscrições completadas as vagas e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.
Cancelamentos de inscrições são aceitos até 72 horas antes da data de inicio do evento.

Evasão e Gestão da permanência de alunos em instituições de ensino superior


TURMA CONFIRMADA

Ações para evitar a evasão

A evasão é um dos maiores problemas da educação brasileira. O prejuízo financeiro de instituições públicas e privadas por causa da evasão é algo inconcebível para um sistema que apresenta sinais claros de expansão do número de matrículas. Por que perdemos tantos alunos?
A evasão, sob a ótica da gestão de uma IES, pode ser medida também pela soma de alunos que se transferiram para outras instituições concorrentes. Como evitar a transferência de alunos para outras instituições? Como evitar o cancelamento de matrículas ou o simples abandono do curso?
No ensino superior ainda não se desenvolveu uma cultura voltada para evitar a evasão. O que temos são propostas para calcular a evasão que já ocorreu, ou seja, fato consumado.
Esse Curso propõe medidas para transformar a gestão retroativa, a que calcula quantos alunos saíram, em uma gestão proativa, a que indica previamente os grupos de alunos que apresentam características e comportamentos próprios de alunos que evadem e, por essa razão, devem ser assistidos antes que o fato (a evasão) ocorra. Serve também para desmistificar velhas crenças, como a de que a questão financeira é a única razão para a evasão de alunos, mas principalmente, serve para que os participantes possam conhecer e desenvolver ações objetivas, palpáveis, voltadas para evitar a evasão e que possam ser implantadas em suas respectivas instituições de ensino superior.
O Curso indicará também um modelo para implantar a gestão da permanência de alunos em IES.

OBJETIVO
Aprofundamentos sobre como pensar e implantar ações proativas, voltadas para evitar a evasão em IES; como melhorar a qualidade dos serviços prestados aos acadêmicos, e; como desenvolver na IES a cultura do relacionamento com os discentes.

PÚBLICO-ALVO
Presidentes / Diretores de Mantenedoras; Reitores; Pró-Reitores; Diretores; Gerentes; Coordenadores e demais profissionais que atuam diretamente na gestão de instituições de ensino superior.

DATA
O curso será realizado no dia 26 de março de 2013

Carga horária
8 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Primeira atividade: Exposição e debates quanto aos fundamentos necessários para a implantação da gestão da permanência em uma IES. (8 às 12 horas).
Evasão e gestão da permanência: Diferenças e implicações nos resultados das IES. As principais causas da evasão. Interferindo no fenômeno da evasão em uma IES.
Aspectos fundamentais da gestão da permanência: conceitos chave; estrutura organizacional; limitações da curva de influência; o que funciona e o que é mito; os maiores desafios; a constituição de uma equipe e os processos de sensibilização necessários para iniciar o trabalho; ações para buscar a integração com, a gestão financeira, o marketing, a secretaria acadêmica, a CPA, as coordenações de cursos e os NDEs, os sistemas de informações acadêmicas, o setor de estágios, o núcleo pedagógico, a pesquisa e a extensão, dentre outras unidades de gestão. A equação de valor para os gestores de serviços educacionais e a cultura organizacional apropriada para a permanência de alunos.
Segunda atividade: Orientações para a elaboração / desenvolvimento de um projeto para a implantação da gestão da permanência na IES. (14 às 18 horas).
Onze ações institucionais voltadas para evitar a evasão. Quatro dimensões para o desenvolvimento de indicadores concretos para a gestão da permanência. A gestão proativa por meio dos níveis e dos indicadores de risco à permanência (agindo antes que a evasão ocorra). Oito ações objetivas para o acompanhamento dos novos estudantes ao longo do primeiro ano de estudos. Cinco pressupostos para iniciar a gestão da permanência, considerando a realidade das IES brasileiras.
Gestão da permanência passo a passo: o diagnóstico da evasão e a elaboração de planos de desempenho por meio de ciclos de retenção.
Debates sobre as propostas elaboradas / apresentadas.

PROFESSOR

 
Wille Muriel: Diretor da Carta Consulta. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Inovação e Competitividade em IES do MBA Administração Acadêmica e Universitária. Assessor para a retenção de alunos em organizações educacionais. Professor do Programa para Capacitação de Coordenadores de Curso; Professor em cursos de pós-graduação e capacitação corporativa para Reitores, Diretores Acadêmicos e Administrativos Universitários, Coordenadores de Curso, Docentes e colaboradores de Instituições de Ensino Superior.

LOCAL DE REALIZAÇÃO
O curso será realizado em Belo Horizonte/MG, no salão de eventos do hotel San Diego Suites, localizado na Avenida Álvares Cabral, 1.181, Lourdes, telefone (31) 3339-3000.

INVESTIMENTO
O Investimento para este curso é de R$ 1.854,00 (um mil, oitocentos e cinquenta e quatro reais).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
As reservas de hospedagem deverão ser feitas diretamente com o hotel pela central de reservas (0800 607 2011 | (31) 3524-5599 | 4007-1802). Mais informações sobre o Hotel poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.hoteisarco.com.br/pt/ht_sandiego_bh.php
No valor da inscrição estão incluídos: material, coffee break e certificado. Não estão incluídas despesas com transporte, hospedagem, e outras, que correm à conta do participante.
A Carta Consulta reserva-se o direito de encerrar as inscrições completadas as vagas e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.
Cancelamentos de inscrições são aceitos até 72 horas antes da data de inicio do evento.

Alunos acusados de trote racista podem ser expulsos



MARCELO PORTELA - Agência Estado - O Estado de São Paulo - 19/03/2013 - São Paulo, SP
Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) podem ser expulsos da instituição por causa de um trote considerado racista e com apologia ao nazismo. Essa é uma das penalidades previstas pela comissão de processo administrativo-disciplinar criada nesta terça-feira pela universidade para apurar o caso.
O trote ganhou repercussão após estudantes divulgarem fotos em redes sociais da internet mostrando uma aluna pintada de preto, acorrentada e com um cartaz pendurado no pescoço com a inscrição `caloura Chica da Silva`. Era uma referência a Francisca da Silva de Oliveira, escrava alforriada que viveu com um rico comerciante de diamantes no século XVIII na atual Diamantina (MG). Uma segunda foto mostra um calouro amarrado a uma pilastra com estudantes fazendo a saudação nazista ao seu lado.
Segundo a assessoria da UFMG, a comissão, integrada por professores e funcionários administrativos da instituição, tem 30 dias para dar um parecer sobre o caso. A expulsão é a penalidade mais grave, mas o regimento da universidade prevê também a possibilidade de os estudantes receberem advertência ou serem suspensos por um período de dez a 30 dias.
A repercussão do trote também mobilizou diversas entidades. Aproximadamente 300 pessoas participaram na tarde desta terça de reunião promovida pela Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (Anel) e pelo Movimento Mulheres em Luta (MML) no Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), localizado na Faculdade de Direito da UFMG. Os estudantes divulgaram uma carta de repúdio contra o trote `respaldado pelas diversas opiniões manifestadas pelo corpo discente`.
O documento afirma também que o Centro Acadêmico `repudia veementemente` também `o assédio virtual que tem recaído sobre os protagonistas das fotos`. `Devem ser respeitados os direitos individuais de todos os envolvidos`, afirma o texto. Nova reunião estava prevista para ocorrer na noite desta terça, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus da UFMG.
Na segunda-feira (18), a direção da universidade já havia divulgado nota, assinada pelo reitor Clélio Campolina e pela vice-reitora Rocksane Norton, na qual `repudia quaisquer atos de violência, opressão, constrangimento ou equivalentes, praticados contra membros da comunidade universitária, em particular aqueles relacionados aos chamados ``trotes`` aplicados aos novos estudantes`.

Aluno põe hino do Palmeiras na redação do Enem e tira 500 pontos!!!

Aluno põe hino do Palmeiras na redação do Enem e tira 500 pontos
Estadão.edu - O Estado de São Paulo - 19/03/2013 - São Paulo, SP
Redações do Enem de 2012 foram avaliadas com nota mil, a máxima, mesmo com erros graves de ortografia, como as palavras “rasoavel”, “enchergar” e “trousse”. Na internet, um estudante postou sua redação em que, mesmo transcrevendo o hino do Palmeiras, conseguiu nota 500. Educadores apontam falhas nos critérios de correção.
Redações com nota máxima e erros graves foram reveladas pelo jornal O Globo na segunda-feira. Vários textos têm problemas de concordância, acentuação e pontuação.
Para Rogério Chociay, professor aposentado de Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), as palavras erradas em redações com nota mil evidenciam o principal problema do Enem: o seu “gigantismo”. “A banca corretora tem de ser 100% treinada no domínio da Língua Portuguesa. Isso é algo difícil de se garantir.”
O Ministério da Educação informou que “a análise de texto é feita como um todo e que eventuais erros de grafia não significam que o aluno não domine os padrões da língua”. Segundo o MEC, uma redação pode ter pontuação máxima mesmo com falhas. “A tolerância deve-se à consideração, e isto é relevante do ponto de vista pedagógico, de ser o participante do Enem, por definição, um egresso do ensino médio.”
A redação é avaliada a partir de cinco critérios, valendo 200 pontos cada. Com relação à “norma padrão da língua”, a matriz do exame exige que o participante demonstre “excelente domínio”, sem ou com “pouquíssimos” desvios gramaticais “leves e de convenções da escrita”.
A consultora em educação Ilona Becskeházy critica a imprecisão dos critérios. “É solto demais e tinha de ser super específico. Único antídoto é uma grade clara de critérios”, diz Ilona, que defende que os erros sejam numerados. A consultora afirma que esse é um problema do sistema educacional brasileiro. “Nas salas de aula, só o professor sabe o critério que usa para corrigir.”
Não são só os erros de ortografia colocam em xeque a correção dos textos. Segundo o edital, fugir do tema proposto é motivo de zerar a nota da redação. No entanto, um estudante mineiro que escreveu uma receita de miojo na redação conseguiu nota 560. Em São José do Rio Preto, no interior paulista, outro candidato escreveu o hino do Palmeiras inteiro. E tirou 500 – quase metade (48,4%) dos inscritos não conseguiram esse desempenho em 2012. O texto, postado em sua página no Facebook, ainda tem palavras grafadas de maneira errada – como “hostenta”. Na rede social, um colega brincou: “Só ganhou 500 porque o Palmeiras foi pra segunda divisão. Caso contrário era mil na certa.”